Olá! Newsletter HB
agosoto 2011
Festa de Agosto em Iguape, de 28 de julho a 6 de agosto, em SP.
A festa popular em louvor ao Senhor Bom Jesus e à Nossa Senhora das Neves, conhecida por Festa de Agosto, acontece todos os anos de 28 de julho a 06 de agosto, com palestras, procissões, shows e a feira, onde são concentradas centenas de barracas que vendem os mais diversificados artigos que vão de vestuário e gastronomia à artesanato.
Festa de Bom Jesus da Lapa na Bahia, de 1 a 6 de agosto em Bom Jesus da Lapa.
A fé pede passagem e ecoa por todos os cantos de Bom Jesus da Lapa. Todos os anos, a cidade recebe cerca de 700 mil turistas em romarias de agradecimento às graças alcançadas e na busca por novas bênçãos. Julho, agosto e setembro marcam o início das novenas em homenagem a Bom Jesus, quando se intensificam ainda mais as procissões e romarias. O mês de agosto é o momento de maior visitação, quando, no dia 06, é consagrado o santo padroeiro.
Mês do Folclore no Ceará, de 1 a 30 de agosto.
O mês de agosto abrangerá uma programação cultural sobre o Folclore no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Além das celebrações do dia 22 de agosto (Dia do Folclore), o Centro prepara uma série de manifestações de grupos populares da nossa cultura, com programação de apresentações abertas ao público que vão até o fim do mês. Ao todo, oito grupos se apresentarão ao longo dos fins de semana de agosto, sempre a partir das 19 horas, no Espaço Rogaciano Leite Filho. E, no Dia do Folclore (22), o Maracatu Nação Fortaleza comemora a data com o lançamento de seu primeiro disco, "É de Bambaliê", acrescentando em seu repertório toadas compostas pelos mestres Afrânio de Castro Rangel e Raimundo Alves Feitosa.
Festa de Nossa Senhora da Aquiropita no Bexiga, de 1 a 27 de agosto.
A tradicional festa de Nossa Senhora Achiropita, no bairro do Bexiga, traz aos paulistanos bebidas, doces e comidas típicas italianas, shows e sorteios de brindes. O evento, que homenageia a padroeira do bairro, acontecerá durante o mês de agosto --aos sábados, das 18h às 24h, e aos domingos, das 17h30 às 22h30--, até o dia 29, com entrada gratuita.
Festa da Boa Morte no Reconcavo Baiano, de 13 a 17 de agosto, Cachoeira.
Antiga festa, organizada pela Irmandade de N. Sra. da Boa Morte, composta apenas por mulheres negras. Consta de tríduo, vigília, missa solene e duas procissões. Comidas típicas são servidas na sede da Irmandade e, em seguida, há apresentação de samba-de-roda.
Encontro de Cultura Caiçara em Paraty, 6 de agosto, RJ.
Encontro que busca resgatar a cultura local de Paraty.
Festival Folclórico de Guajará-Mirim em Rondônia, de 7 a 9 de agosto.
Todos os anos entre os dias 07, 08 e 09 de Agosto ocorre em Guajará Mirim, localizada em Rondônia, o Festival Folclórico Duelo da Fronteira, que reúne pessoas de vários lugares. O evento todo é uma bela apresentação dos bois Malhadinho (boi azul e preto) e Flor do Campo (boi vermelho e branco), que em seus espetáculos misturam qualidade, cor e emoção dividos em diversas histórias e itens.
Festa de São Joaquim em Macapá, de 9 a 19 de agosto.
Evento da cultura africana, africanas rememorado por habitantes do Curiaé, remanescentes de escravos que, na segunda metade do século XVIII, refugiados, formaram na localidade um quilombo. O ritual constitui-se basicamente de folia, ladainha e batuque.
Festa de São Benedito em Alcântara, 14 de agosto, Maranhão.
Comemorada no segundo domingo de agosto. Acontece em todo o Estado, ganhando destaque em São Luís e Alcântara. Procissões percorrem as ruas das cidades ao som do Tambor de Crioula, dança de herança africana típica do Maranhão.
Festa de São Roque em Paquetá, RJ, 15 a 17 de agosto.
Homenagem ao padroeiro da Ilha que acontece ao longo da semana ou no final de semana que ficar mais próximo ao 16 de agosto. Nesse dia se realiza a missa em celebração a São Roque.